terça-feira, 2 de agosto de 2022

O Poder do Aporte e da RE.

O Poder do Aporte.


Fala Pessoal,

Gostaria de deixar claro o poder do aporte para quem está no início da jornada, ele é mais importante que buscar tais rendimentos de CDI 100% para 200% etc...

Não estou falando para ignorar a rentabilidade, óbvio que quanto mais melhor, mas para quem têm pouco, a diferença é mínima, então segue minha opinião:

Para quem está começando (Aumente sua renda): Forme sua bola de neve.

Sinto-lhe dizer com uma renda  baixa (< 3k)  você deve focar apenas em aumentar essa sua renda, aporte em sua capacitação, sobrou 100, 200 sei lá  compre um livro, um curso online da sua área sei lá e depois sim aporte algo significativo, ao menos que viva de vento e aporte os 3k.

Para a maioria:  <100k (Foca no aporte):  Empurre sua bola de neve para ela rodar.

Abaixo de 100k, seu foco deve ser o aporte(empurrão) até que o montante seja 100k no mínimo, abaixo disso, a rentabilidade praticamente não faz muita diferença.

Para alguns:  100k - 500k  (Foca no aporte e rentabilidade): Veja ela girando e empurre pra ela não parar agora.

Ao atingir 100k, a rentabilidade começa a fazer diferença, mas nada que faça vc parar de aportar, agora é hora de seguir o ritmo de aportes e olhar também a rentabilidade.

Para poucos:  > 500k  (Foca na rentabilidade): Sua bola de neve já roda sozinha, mas empurrar ajuda.

Ao atingir 500k ou mais, a situação inverte e uma queda percentual equivale a muita grana de aporte, pois a rentabilidade começa a fazer muita diferença, obviamente o aporte pode e até deve continuar, mas o foco muda para a rentabilidade.

Aqui a mágica dos juros compostos acontece e mesmo sem aportes mas com uma rentabilidade boa,  vc aumenta todo mês seu patrimônio até sem aportes, a roda já gira sozinha sem empurrão dos aportes  com efeito bola de neve ladeira abaixo.

TODOS da blogosfera que chegaram lá, tiveram aportes altos, caso vc n possa aportar alto, foque no aumento da sua renda para aportar mais, pois rentabilidade alta de nada é nada

Outro assunto polêmico a nossa reserva de emergência: Ela é pra ser usada numa situação de EMERGÊNCIA (D+0 ), como perda de emprego ou saúde etc. 

Um dia meu amigo ganhou 3k e pediu dicas de cripto sem ter sua RE, eu disse meu amigo até poupança é mas sábio pra vc botar isso. cripto é quase loteria. pode ganhar muito ou perder muito, quando tiver sua RE voltamos nesse assunto cripto.

Muitos usam ela pra poder pagar dívidas com juros maiores e se acham espertos matematicamente, mas esse NÃO é o objetivo. 

Obs: Há raros casos que até usamos ela para aproveitar uma oportunidade no mercado, não julgo até pq eu fiz isso, mas  tendo a consciência de recompor o mais rápido possível e rezando pra nada acontecer nesse rápido período descoberto. 

Alias sei de alguns casos que além da RE(reserva de emergência) o cara tem a RO ( reserva de oportunidades  D+0), justamente para aproveitar algo rápido sem usar sua RE.

Tenha primeiro sua reserva de emergência e aí sim, use o resto  para quitar suas dívidas. Não é burrice ter ela rendendo quase nada e sua divida ser maior. Burrice e usar ela toda pra amortizar algo, ficar zerado e depois algo acontecer  como perder o emprego, aí emocionalmente vc está derrotado e virá cartão, cheque especial etc. 

Dívidas não são inimigas se bem administradas, e digo que praticamente todas empresas lucrativas da bolsa possui dívidas inteligentes e o próprio Kyosaki sabendo usá-las como alavancagem montou seu império imobiliário.

OFF-TOPIC: Nunca case com uma esquerdista! em Homengem ao maior ícone da blogosfera: https://www.vidaruimdepobre.com/

 Abraços, 

TPI.

6 comentários:

  1. Falei exatamente isso para meu irmão mais novo que começou o seu primeiro emprego e queria dicas de investimento, mandei ele investir em achar um trabalho que ganhe mais pra poder aportar alto no futuro e não perder tempo procurando a melhor aplicação para seus 50 reais :)

    ResponderExcluir
  2. Muita gente ainda está engatinhando quando o assunto é finanças , por isso que textos básicos como este fazem uma baita diferença .

    Primeiro devemos resolver o nosso profissional-financeiro , arrumar uma grana de reserva e depois começar a guardar algum pro futuro .

    https://blogderasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, esse post foi para mandar a real na galera que tá começando!
      Abraços do TPI

      Excluir
  3. Disse tudo. Só a partir de certa faixa salarial que vale a pena aportar em alguma coisa sem ser em capacitação ou na RE. Eu lembro que tinha um livro do Cerbasi que ele dava um exemplo hipotético de uma pessoa que aportava 100 reais por mês, e eu sempre achava esse exemplo esdrúxulo (mesmo com 100 reais da epoca valendo mais que 100 reais hoje, mas vc entendeu). Quem ganha 1 salário mínimo infelizmente precisa buscar outras fontes de renda ou dar um jeito de aumentar o salário antes de ir para a RV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ME, quem ganha 1 salário merece um troféu chegar no 0 a 0 no fim do Mês, chega ser esdrúxulo mandar o cara guardar algo, só se for para passar fome, ou seja, ele deve urgente aumentar essa renda antes de pensar em investir.
      Abraços do TPI

      Excluir